quarta-feira, 28 de junho de 2017

À CONVERSA COM : MÁRCIO PÁULO QUE NO PRÓXIMO SÁBADO EM MONFORTE DIZ ADEUS ÁS ARENAS


Márcio Páulo Forcado dos Amadores de Monforte,diz adeus ao mundo da Forcadagem, no próximo Sábado na corrida de Monforte.
Fomos ao encontro do Márcio e fizemos a seguinte reportagem.

T.A - De onde é natural o Márcio e onde reside?
Márcio Páulo o segundo da esquerda para a direita
M.P- Sou de Arraiolos, e também resido em Arraiolos.

T.A - Como veio em ti, esse gosto pela tauromaquia, e em especial
          pelo mundo da forcadagem?
T.A -  Como foi o primeiro contacto com os Forcados de Monforte,
           Tinhas lá amigos ou foste tu a um treino para vêr se gostavas?

 M.P-  O meu primeiro contacto, veio através de um grande amigo meu o Faneco que na altura,
            trabalhavamos juntos e, me convidou para ir a um treino. Eu desde muito novo gostava 
            de brincar em garraiadas e festas da terra e via algumas corridas sempre que possível.
            Na época de 2003 fiz o meu primeiro treino na praça de Monforte e aí tudo começou.

 T.A - No grupo qual a posição que o Márcio se considera mais Forcado?
preparado para a pega dando segundas onde como ele disse,  se sente mais confortável.
 M.P - A posição onde me sinto mais Forcado, é nas segundas ajudas,pois é aí que me sinto mais 
            confortável dentro de praça, e onde sinto que mais valias tive para o grupo. 

 T.A -  Todos os Forcados, assim como os toureiros, têm praças onde mais gostam de estar.
            no teu caso, qual a praça onde mais gostas de pegar?
  M.P - Em relação à praça, como todos os Forcados, é sempre o Campo Pequeno, tive aí o previlégio
             de pegar na corrida da despedida do Paulo Freire (antigo cabo) do grupo de Monforte, e um 
             carinho especial por Santo António das Areias, a praça onde mais vezes peguei, e a praça de 
              touros de Monforte, a praça onde fiz o primeiro treino com o meu grupo os Amadores  de 
               Monforte, e a  praça onde no próximo Sábado digo adeus ás arenas como Forcado.

  T.A -   Para ti Márcio o que é um grupo de Forcados é, um grupo que se junta para pegar toiros, ou é
              mais do que isso?

  M. P -  O grupo de Forcados para mim é uma escola de vida onde se aprende a respeitar o próximo
               e ser amigo de verdade, como o grupo de Monforte é.

   T.A -  Márcio Páulo o adeus ás arenas é uma decisão nada fácil. No teu caso como é, pensas que
              está na hora de dar o lugar aos mais novos?
   M.P -  Sim é muito difícil esta decisão. Mas sempre fui da opinião da minha despedida ser num
              momento alto da minha carreira e pensó que atingi esse momento, por tudo o que tenho dado
              ao grupo dentro e fora de praça e vejo que o grupo está unido com Forcados novos para
              seguir em frente e ocupar o meu lugar. 

    T.A - Existe no nosso mundo taurino algunas praças que gostarias de teres estado vestido de 
              Forcado mas que não foi possivel?
    M.P - Sim a praça de touros de Évora.

    T.A - No próximo Sábado vais dizer adeus ao mundo dos Forcados, penso que será pegando um
              toiro, a quem vais dedicar essa pega?
    M.P - Sim vou tentar mais uma vez a minha sorte de pegar e que tudo corra bem, o brinde não 
              não direi ainda.

    T.A - Márcio como vai ser a tua farda de Forcado. Sábado quando te despedires, vais arruma-la
             num sitio especial da tua casa como "recuerdo", ou numa corrida especial poderás vesti-la
             de novo?
    M.P -A minha farda vai ser a mesma que sempre me acompanhou ao longo destes anos, vou 
             arruma-la como sempre fiz até aquí, mas sempre que for altura de comemorações faço
             questão de me fardar e dar o meu contributo como sempre fiz até aquí.

    T.A - Obrigado Márcio Páulo pela disponibilidade, e que a tua despedida de Forcado seja tão 
              bonita, como bonita foi a tua carreira de Forcado nos Amadores de Monforte.
    M.P - Obrigado eu amigo Foles pelo seu convite, e se Deus quiser tudo vai correr bem.

    T.A - Para terminar queres deixar algum apelo ou alguma mensagem para o próximo Sábado?
     M.P- A mensagem que quero deixar é que seja uma tarde de toiros agradável, que a praça esteja
              cheia e que todos triunfemos principalmente eu.
Aquí no Coliseu de Elvas numa grande ajuda, e lá está o Márcio dando segundas.

E pronto foi uma conversa entre dois bons aficionados.

  Texto e fotos: José Foles /Tauromaquia Alentejana


               
                        








Sem comentários:

Enviar um comentário