quarta-feira, 31 de agosto de 2016

ASIM VAI O NOSSO ALENTEJO TAURINO

Aproxima-se mais uma feira das cebolas em Portalegre, feira de grandes tradições no Norte Alentajano. Antigamente, era dia de ir aos toiros e encher e muitas vezes esgotar a bonita praça de touros José Elias Martins.
Portalegre capital de distrito, com praça importante no meio taurino, continua de portas fechadas, diz-se que em Portalegre hà aficion aos touros, tem o seu valoroso grupo de forcados, que brevemente vão ao Campo Pequeno, e porque não hà toiros em Portalegre.
A culpa será dos donos da praça, dos empresários dos aficionados ou de quem será.
Recuando un pouco no tempo recordo

uma grande corrida nessa bonita praça e por ocasião da feira das cebolas.
Cartél composto por João Moura D. José João Zoio e Paulo Caetano Forcados de Lisboa e Portalegre.

Numa tarde de triunfo onde vi uma grande pega daquelas que se diz á antiga, por um grande Forcado do grupo de Lisboa e que se chama Eurico Lampreia.

Mas não é só Portalegre, alí bem perto temos Nisa, Alpalhão, Crato, e no concelho de Monforte Santo Aleixo. Mas parece que não se passa nada, umas praças são de particulares e outros com responsabilidade das autarquias.

Afinal o nosso Alentejo é ou não uma região de toureiros forcados bandarilheiros. A esperança é a última a morrer , até lá vá aos toiros e leve um amigo consigo.

Foto :D.r

Sem comentários:

Enviar um comentário