terça-feira, 9 de junho de 2015

CRÓNICA DA CORRIDA DE GALA À ANTIGA PORTUGUESA EM SANTA EULÁLIA

SANTA EULÁLIA,7 DE JUNHO DE 2015
Realizou-se em comemoração dos 120 anos desta   castiça praça uma gala à antiga portuguesa onde o cartel anunciado era de muito prestígio.
Uma calorosa tarde em Santa Eulália , não impediu o publico de ir  ver os toiros, já que se registou ¾ de casa forte.
Em praça estiveram João Moura, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador , Sónia Matias ,  Pedro Salvador e Marcos Bastinhas , as pegas estariam a cargo dos forcados de Évora, Académicos de Elvas e Monsaraz, que lidariam e pegariam 6 toiros de Santa Maria
A tarde quente começou com a lide  de João Moura que esteve bem na maioria das fases da lide mas não conseguiu obter o triunfo desejado porque o toiro não dava para muito mais, arrancou algumas palmas do publico.
Joaquim Bastinhas passou por Santa Eulália para pôr à prova  o seu toureio e maestria que vem assegurando há anos ,teve uma lide cómoda e animada , finalizando  a lide com o habitual par de bandarilhas.
Rui Salvador foi um dos triunfadores da tarde, já que teve sempre ligado ao toiro, a tourear como fazia antes e a verdade que o publico adorou porque  o cavaleiro de Tomar fez a sua melhor lide de há muito tempo, cravou ferros de boa nota e saiu triunfador de Santa Eulália.
Sónia Matias teve uma lide boa, cómoda , e que conseguiu animar o público com ferros arriscados e de muita emoção, teve o melhor toiro do lote e aproveitou bem para conseguir uma boa lide em Santa Eulália.
Pedro Salvador  teve uma passagem difícil em Santa Eulália  , não teve sorte no toiro , mas mesmo assim conseguiu que  o toiro  investisse nos ferros e assim conseguindo bons ferros mas teve muito por debaixo do seu nível,  cravando,porém, um último ferro de muito boa nota.
Marcos Bastinhas foi o triunfador da tarde já que deu tudo por tudo ,desde que o toiro saiu dos curros ,a recebê-lo bem e a parar o toiro , a arrancar desde aí os primeiros aplausos, depois na cravagem curta teve como sempre, ferros arriscados , empolgantes e acabando a lide com um grande par de bandarilhas.
No capitulo das pegas foi uma tarde calma ;pegaram por Évora(Afonso Mata –à primeira- e Gonçalo Pires e Manuel Rovisco( de cernelha).
Por parte de Elvas pegaram João Bandeiras e João Restolho –ambos à primeira-
Por parte  de Monsaraz pegaram Paulo Cardoso –à segunda- e  Carlos Rodrigues ( à primeira).
A corrida foi bem dirigida por Marco Gomes.

Simão Foles




Sem comentários:

Enviar um comentário