domingo, 26 de abril de 2015

CRÓNICA DA CORRIDA DE ALTER DO CHÃO

Grandiosa corrida de touros que se realizou na tarde de 25 de abril em Alter do Chão.
Tarde de emoções e mau tempo.
Em praça estiveram os prestigiados cavaleiros: Luís Rouxinol, Victor Ribeiro e Miguel Moura , os grupos de forcados eram os de sempre , os tradicionais nesta data em Alter:
Montemor e Alter do Chão .
Para lidar e pegar toiros da prestigiada ganadaria de Vale Sorraia.
A corrida minutos antes estava em perigo pela tromba de água que caiu mas afinal houve espectáculo.
A corrida começou com Luís Rouxinol que não teve uma lide fácil porque o toiro  lhe fechou espaços e não saiu a lide que desejava,mas mesmo assim com valor e toreria conseguiu ferros de boa nota.
Na segunda lide de Rouxinol mais do mesmo mas a lide começou com Rouxinol passando momentos de apuro já que o toiro o levou várias vezes contra as tábuas,mas depois já começou a controlar o toiro e cravou vários ferros de boa nota com bons momentos de toureio mas para ser sinceros ,Luis Rouxinol teve muito abaixo do seu nível.
Victor Ribeiro proporcionou o momento de mais emoção e preocupação quando o toiro saiu directamente dos curros e o cavalo escorregou e Vitor Ribeiro e cavalo foram colhidos violentamente sendo Vitor Ribeiro  ajudado pelos  colegas a caminho da enfermaria, depois com garra valentia e dores voltou para tourear  o toiro de Vale Sorraia e a verdade é que conseguiu uma grande lide, com ferros muitos arriscados mas nunca se acomodou e conseguiu levantar o público dos seus assentos numa lide que recordou os melhores momentos de Vítor Ribeiro.
No quinto toiro da corrida foi mais tranquila a saída dos curros e a lide em si foi mais tranquila já que o toiro também lhe proporcionou uma lide mais calma que  Vitor Ribeiro  aproveitou fazendo uma boa lide, com ferros de alto a baixo e cravando com autoridade, sempre ligado ao toiro mas sem poder confiar porque o toiro também era duro. Foi uma tarde dura para Vitor Ribeiro em Alter.
Miguel Moura foi o triunfador da tarde já que tanto no primeiro toiro como no segundo fez recortes, passos de grande toureio, o toureio que viu em casa, sempre ligado ao toiro, sempre conseguindo que o toiro lhe respondesse sempre com investidas boas e sempre parando o toiro quando lhe parecia e proporcionando duas grandes lides com grandes momentos de toureio.
As pegas foram  executadas por parte de Montemor por: Bissaia Barreto e Manuel Dentinho (ambos à segunda) e João da Camara à terceira tentativa ,pelos forcados da terra pegaram : Diogo Bile (à quarta) João Tita à segunda e Jorge Nagy à segunda tentativa.
No final da corrida entregaram-se os troféus para a melhor lide e melhor pega que foram entregues a Miguel Moura e João Tita (Forcados de Alter).
Está de parabéns a ganadaria Vale Sorraia que sempre cumpre, definitivamente se há toiros, há tourada, e também a empresa J.C Toiros que mais uma vez montou uma grande corrida. 

Simão Foles





Sem comentários:

Enviar um comentário