terça-feira, 19 de agosto de 2014

TARDE DE CALOR E TRIUNFOS EM MONFORTE

A CORRIDA DE MONFORTE VISTA POR MIM : SIMÃO FOLES.
Realizou-se numa calorosa tarde de 17 de Agosto na castiça praça de Monforte uma bonita corrida de toiros pelas tradiçionais festas de verão desta vila alentejana.
Em praça estiveram João Moura,Francisco Cortes e João Moura Caetano  e João Augusto Moura (lide apeada) , pegaram em solitário os forcados da terra os amadores de Monforte. Sairam à praça 6 toiros de Lopes Branco (a cavalo) e 1 toiro de Torre de Onofre (a pé).
No primeiro toiro da tarde João Moura fez uma boa lide num toiro muito complicado que nao lhe facilitou a lide,mas o Mestre de Monforte com toda a sua maestria conseguio uma boa lide.
No segundo do seu lote teve uma melhor atuação já que na minha opinião era o toiro mais duro da corrida e conseguio triunfar no segundo toiro , demostrou ser o maestro que sempre foi, o publico vibrou com o cavaleiro da terra.
Francisco Cortes viajou  a Monforte com vontade  de triunfar e conseguio, pelo menos no primeiro toiro. onde mostrou cavalos bons e muitas coisas do seu valor que nao tinha mostrado antes , no primeiro toiro pos o publico ao rubro.
No segundo toiro  com uma lide diferente mostriu que sabe tourear e que merece outras oportunidades. Francisco Cortes provou que tem qualidade para entrar em praças importantes.
O outro cavaleiro  da terra João Moura Caetano teve uma atuação exelente com muita emoção, tanta emoção  que chegou um momento em que quase foi colhido mas depois fez ferros de boa nota e realizou uma lide espetacular com grandes momentos.
Na ultima lide da tarde fez ainda uma lide mais completa a ladiar   em muitos momentos da lide pareceu estar a tourear a antiga, cravou ferros de muito boa nota.triunfou em Monforte.
Cuanto aos rapazes da   jaqueta de ramazéns, amadores de Monforte que pegaram à primeira tentativa Nuno toureiro André Xarepe, Nuno Peixoto, todos à primeira tentativa.Rui Espiguinha após duas tentativas foi dobrado por João Diogo que resolveu a pega à segunda tentativa.Depois pegou Luís Aranha e Vitor Carreira ambos à segunda.
Para a lide apeada, esteve em praça o novilheiro da terra, João Augusto Moura que foi a melhor lide que fez nos ultimos anos, esteve bem com o capote realizou muitas veronicas de  boa nota e com a muleta realizou os melhores momentos da lide apeada e conseguio por primeira vez em toda a tarde por o publico completamente de pé e dando no final uma volta arena merecida. Também triunfou na sua terra.
Está de parabéns também o ganadero  pelos toiros enviados a Monforte, deram bom jogo e pegas duras.
A praça de monforte teve boa entrada ,com ¾ de casa forte, numa tarde tórrida onde havia muitos heróis na bancada de sol, é de lhes tirar o chapéu.
De parabéns está também os forcados amadores deMonforte pela excelente organização e empenho na corrida. Para o ano de 2015 esperamos mais com aniversário especial por terra de Monforte.


Sem comentários:

Enviar um comentário