domingo, 6 de outubro de 2013

ETERNO MESTRE MOURA . ELVAS FOI PARA AFICIONADOS

ETERNO MESTRE MOURA
Realizou-se na tarde de 5 de outubro  uma encerrona de toiros da máxima figura do toureio , o Mestre João Moura, para comemorar os seus 35 anos de alternativa numa tarde de emoções, perante meia casa,  em que toureava 3 toiros de Francisco Romão Tenório e outros 3 de Inácio Ramos.
Na primeira lide esteve em bom plano mas demonstrou que o melhor estava por vir, cravou ferros de bom plano e sempre no seu estilo arriscando muito levando a emoção à arena. A primeira pega da tarde concretizou-se à primeira tentativa.
A segunda lide da tarde foi mais do mesmo mas com mais arte e mestria fazendo sortes complicadas e arriscadas mas a experiência da máxima figura do toureio levaram-no a triunfar  também no segundo, cravando ferros de boa nota. A pega deste toiro realizou-se à primeira tentativa.
A terceira lide foi uma das melhores lides da tarde devido  ao grande toiro que havia dentro da praça, toureou este toiro como se fosse  há vinte anos atrás com muita valentia e ferros arriscados, tanto foi o risco que levou um susto quando foi quase colhido, seguiu no entanto com a lide triunfal, cravou o último ferro a petição do público, levando- o ao rubro, grande terceira lide do “Maestro Moura”. A terceira pega da tarde também se concretizou- à  primeira tentativa.
No intervalo foi a homenagem ao Maestro Moura  e também ouvimos no intervalo dois fados de  Manuel da Câmara.
A segunda parte da corrida foi uma lide a duo de João Moura e João Moura jr. que tiveram uma lide muito emotiva e com muita arte em que moura jr. também mostrou o grande momento que atravessa , mostrou esse momento com grandes ferros e recortes o que fez  o público pôr-se em pé. Lide emotiva .
A pega realizou-se à segunda tentativa.
A quinta lide da tarde foi a lide a duo de João Moura e Miguel Moura, que foi outra lide emotiva na qual houve momentos de grande toureio com  ferros de grande nota, acabando a lide com ferros de palmo, o público estava rendido a João Moura. A pega realizou-se à terceira tentativa.

O sexto toiro da tarde  teve um grande mestre para o tourear e  toureou com muita verdade e muita raça , o público estava entregado a João Moura e o mestre de Monforte quis agradecer esse apoio com uns últimos ferros impressionantes, o público pôs-se de pé para aplaudir esta lide. A pega concretizou-se à segunda tentativa.
João Moura toureou o “sobrero” e lidando-o com os seus dois filhos;   fizeram grande e emotiva lide, com ferros e recortes, a ladear, fazendo  piruetas na cara do toiro levaram -no onde queriam e a lide acabou com um ferros de palmo de Mestre Moura. A pega realizou-se à primeira tentativa.
  No final da corrida a forcadagem levou em ombros a família Moura .


Sem comentários:

Enviar um comentário