sábado, 10 de agosto de 2013

Corrida do Redondo - Crónica


Corrida do Redondo

Realizou-se na noite de 9 de agosto na tradicional “festa das flores” da vila alentejana uma corrida de toiros à portuguesa com os cavaleiros:Joaquim Bastinhas , Marcos Bastinhas  e João Maria Branco , os grupos de forcados eram alentejanos:Évora e Redondo com 6 poderosos toiros de Vale Sorraia .

Joaquim Bastinhas triunfou no ano em que comemora 30 anos  de alternativa,  teve uma lide  no seu estilo (como sempre) mas teve ferros de boa nota , o toiro não era nada  fácil mas os anos de experiência de Bastinhas notaram-se. Triunfou no primeiro toiro, acabou a lide com o tradicional par de bandarilhas.

Seguiu-se o seu filho Marcos que teve uma lide complicada até ao ponto de ser quase colhido  junto às tabuas ,  teve falhas no momento da cravagem curta mas depois pôs uns ferros de boa nota.

João Maria Branco passou pelo  Redondo  com vontade de triunfar  mas teve dificuldades ante o toiro(como todos os cavaleiros nesta noite, que tiveram sempre por debaixo dos touros ) mas Branco tentou triunfar e cravou esplêndidos ferros frontais mas não conseguiu triunfar como nos tem acostumados a ver.

No intervalo houve uma emotiva homenagem a Joaquim Bastinhas(30 anos de alternativa) e forcados amadores de Évora(50 anos de existência).

A segunda parte da corrida foi mais do mesmo com Joaquim Bastinhas em bom plano demostrando que os anos não passam por ele e tirando de garra ante uns toiros que foram duros com todos e puseram emoção numa corrida que foi de mais a menos. Joaquim Bastinhas triunfou no Redondo .

Marcos Bastinhas nao teve o triunfo que gostaria , e verdade seja dita, que lhe pôs vontade e garra para triunfar ,não conseguiu , como no primeiro  toiro, não esteve acertado com a cravagem mas no fim conseguiu cravar dois pares de bandarilhas de boa nota.

Marcos Bastinhas  teve uma complicada passagem pelo Redondo.

O ultimo toiro da corrida foi para o jovem cavaleiro de Estremoz João Maria Branco que lhe tocou em sorte o toiro mais difícil e mais duro da noite, já que o toiro lhe deu fortes toques na  montada um par de vezes e por sorte Branco não foi ao chão , apesar de tudo teve uma boa lide e ferros de boa nota ,embora demonstre que ainda tem muito que aprender , na minha opinião este cavaleiro vai ser um dos grandes do futuro .

João Maria Branco teve  uma passagem delicada pela vila alentejana do Redondo .

Quanto às pegas , noite duríssima em que os toiros deram uma autêntica sopa de corno na primeira parte da corrida.

Pelos forcados de Évora pegaram os forcados Ricardo Casanovas (à quarta tentativa),Dinis Caeiro que recolheu à enfermaria , acabando por ser dobrado  por Ricardo Sousa  que pegou à quarta tentativa e a sesgo. O último para Évora foi pegado por João Madeira que pegou  à primeira tentativa.

Pelos forcados da terra pegaram Rui Grilo  à primeira tentativa (para mim a pega da noite), João Luis Rebocho à terceira tentativa,despedindo-se nesta noite das arenas e Fábio Caeiro que pegou à primeira tentativa.

Quanto aos toiros , deram jogo  e deram emoção , brillante o curro que viajou até ao Redondo.

Estavam em disputa os premios para a melhor lide e para a melhor pega

Melhor lide:Joaquim Bastinhas

Melhor pega:João madeira (Évora)

A praça do Redondo apresentou casa cheia na corrida da tradicional festa das flores.
Texto : Simão Foles
Fotos : José Foles
Brevemente fotoreportagem da  corrida.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário