segunda-feira, 5 de agosto de 2013


Corrida de terrugem

Realizou-se a tradicional  corrida nocturna de 3 de Agosto na bonita aldeia da terrugem concelho de Elvas, integrada nas festas de Verâo.

Em praça estiveram os cavaleiros:Filipe Gonçalves , Antonio Maria Brito Paes e Tiago Carreiras , as pegas estiveram a cargo dos grupos de forcados amadores de Lisboa e S. Manços e  lidaram toiros da ganadería Eborense Antonio Charrua.

A corrida começou com uma homenagem póstuma ao Sr. António Folgado, mais conhecido por Baguinho, ele que foi um grande amigo e seguidor do grupo de Forcados de S. Manços, e um grande dinamizador da tauromaquia.

A primeira lide da noite foi para que o Algarvio Filipe Gonçalves abriu praça com uma lide que foi de menos a mais tendo grandes momentos de toureio e equitação,o toiro não era fácil mas conseguio uma lide agradavel acabando com o carismático cavalo bate-palmas no qual teve dois ferros de boa nota.

Para a primeira pega da noita esteve a cargo de João luz (Lisboa)  que fe uma boa pega a  primeira tentativa.

A segunda lide da corrida foi para Brito Paes que teve uma lide de boa nota com bons ferros frontais  e mostrou ter dominado o toiro  de principio a fim da lide . foi uma boa lide de Brito Paes.

A segunda pega da corrida teve a cargo de Nuno Leão (São manços) que concretizou a pega ao primeiro intento .

A terceira lide da noite  era para o cavaleiro de Sousel Tiago Carreiras que teve a melhor lide da primeira parte com ferros sempre encima do toiro e arriscando muito e pôs o publico ao rubro com ferros espetaculares cravando de alto a baixo e com muito arte , sem duvida a melhor lide da primeiras parte,quanto à minha opiniâo .

Para acabar com a primeira parte da corrida foi a cara deste toiro o forcado Manuel Guerreiro que realizou a pega a primeira tentativa, estando muito bem na cara do toiro.

No intervalo houve fados ,concretamente fados marialvas com Manuel Da Câmara , Francisco Martins e Rodrigo Pereira  que cantaram fados conhecidos por todo o meio taurino . Animaram a festa.

O cuarto toiro da noite fui o melhor da corrida e filipe Gonçalves entendeu na perfeiçâo o touro que tinha pela frente. Esteve a gosto, esforçou-se o público gostou,e (ganhou o trofeo para melhor lide ) e realmente fez uma lide extraordinaria , a ladear com o toiro, piruetas na cara do toiro que pôs o publico de pé , com o cavalo Zidane teve us melhores momentos da lide . teve uma bonita e boa passagem pela aldeia da terrugem ja que era a primeira vez que touriava nesta bonita localidade de Alentejo.

Ao quarto toiro tambem chegou a melhor pega. Asssim também entendeu o jurí que otorgou o trofeu da melhor pega a João Fortunato do grupo de S. Manços pequeno em tamanho, mas grande na alma.Mandou sempre no toiro e faz simplemente a grande pega da noite, com derrotes violentíssimos mas os seus colegas de grupo estiveram unidos para honrrarem como sempre a sua jaqueta de ramagem, a jaqueta de S. Manços, este grande grupo alentejano .

Para o quinto da ordem entrou em praça Brito Paes, recebeu o touro cravou dois ferros compridos, e o touro ao embater no burladero, parte um corno. Borburim na bancada, vai touro, fica touro, cavaleiro e director de corrida Sr. Agostinho Borges, dicidiram recolher o touro. Na minha modesta opinião o touro era lidado já que físicamente não estava incapacitado, e no momento da pega de certeza que o grupo de Forcados de Lisboa, nos brindava com uma grande cernelha, sorte que antiguamente se via em todos as corridas, mas que agora, os mais jovens nunca tiveram essa oportunidade.

o seguinte cavaleiro(Tiago Carreiras)que teve uma grande lide com o seu cavalo estrela Quirino mas não teve o impacto da sua primeira lide mas tambem teve uma lide boa e aplaudida e assim tambem teve uma boa passagem  por Terrugem  ja que , tanto ele com o seu colega de profisão Filipe Gonçalves , era a primeira vez que pisava esta arena .

A  ultima pega da noite esteva a cargo de Pedro Galhardo que convidou a 4 elementos do grupo de Lisboa, como costuma acontecer, nestas situações,quanto  à pega foi uma rija pega à primeira  tentativa  como todas nesta noite fría da castiça e bonita aldeia  da terrugem.

Quanto os toiros deram bom jogo  e emoção, embora se tivessem um pouco mais de gás nâo fazia mal nenhum.

A praça esteve com três quartos de casa .

A empresa TOIROS+ está de parabéns por apostar no toiro toiro e em cartéis diferentes.
Texto: Simão Foles
Foto: José Foles
 

Sem comentários:

Enviar um comentário