domingo, 7 de outubro de 2012

Crónica de Vila Boim


A tauromaquia em Vila Boim
Realizou-se na aldeia Alentejana de Vila Boim o quarto festival de beneficência organizado pelos Romeiros de Vila Boim. Um cartel dos novos valores com 3 a cavalo e 4 a pé e dois grupos de forcados e novilhos de varias ganadarias.
Começou o festival com as lides apeadas e toureou Posada de Maravilha(escola de Badajoz) que teve uma lide agradável com “muletazos” de boa nota que agradaram ao público de Vila Boim no único espetáculo taurino desta aldeia .
A segunda lide da tarde foi para Fernando Flores (escola de Badajoz) que teve uma lide, com muito valor toureando a sério e muito ligado ao novilho, tanto que até foi colhido, mas voltou a arena como se não se tivesse passado nada, foi um dos triunfadores das lides apeadas nesta tarde.
Seguiu-se a lide de João Rodrigues (escola da Moita ) que teve uma lide sonsa mas com bons “muletazos” e com bons momentos de toureio.
A ultima lide apeada tocou ao triunfador da tarde em lide apeada, foi para Diogo Peseiro (escola do Campo Pequeno) que cravou bons pares de bandarilhas e teve “muletazos de boa nota, arrimando-se muito ao novilho, sem duvida foi o triunfador da tarde pela lide apeada.
Tocou às lides a cavalo.Começou com Luis Rouxinol jr. tendo um novilho difícil,conseguiu cravar ferros a sesgo, tendo assim uma lide de boa nota.
Seguiu-se Jacobo Botero que teve o novilho mais difícil da tarde mas fez um esforço enorme por ter uma boa lide, finalizando a lide com um violino.
Apresentou-se pela 1ªvez em público, Diogo Oliveira (irmão de David Oliveira) que falhou nos ferros iniciais mas depois cravou ferros frontais de boa nota e teve uma boa apresentação em publico.
As pegas estiveram a cargo dos forcados de Évora e Acad.Elvas .
Por Évora pegaram Sérgio Godinho e Gonçalo Rovisco (ambos à 1 tentativa).
Por Elvas pegaram Bernardo Menezes (à 1 tentativa).
Depois houve uma lide extra-programa, foi a lide de Joaquim Brito Paes que foi um triunfador a cavalo, toureando com muita vontade e verdade, cravando ferros frontais , levantou o publico de Vila Boim.
Nesta lide extra-programa foi para a pega, pelos forcados de Elvas, Samuel Silva que fez a pega à 1 tentativa.
Este festival foi organizado em conjunto por Paulo Pessoa de Carvalho e os Romeiros de Vila Boim.


   crónica de Simâo Foles

Sem comentários:

Enviar um comentário